top of page

Histórico, Público Alvo, Justificativa e Objetivos

# Histórico

O Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores vem sendo promovido e organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Educação das universidades do estado: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), envolvendo as unidades da capital e do interior, a saber:

- I Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores: realizado em Campo Grande, na UFMS, no período de 29 a 31 de agosto de 2007.

- II Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores: realizado também no município de Campo Grande, em conjunto com o III Encontro Estadual da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), de 20 a 21 de agosto de 2008, sediado pela UCDB.

- III Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores: realizado no município de Dourados, de 03 a 06 de novembro de 2009, sediado pela UFGD. O evento tornou-se bianual.

- IV Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores:  realizado na cidade de Corumbá, de 20 a 23 de junho de 2011, sob a coordenação do PPGEdu/UFMS/Campus do Pantanal.

- V Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores e I Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae): coordenado pelo PPGE/UCDB, foi realizado no período de 18 a 20 de novembro de 2013.

- VI Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores e II Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação de Mato Grosso do Sul: coordenado pelo PPGE/ UEMS, ocorreu no período de 9 a 11 de novembro de 2015.

A proposta para realização do VII Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores e III Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação de Mato Grosso do Sul, em 2017, será coordenada pelo PPGEdu/UFMS e ocorrerá no município de Campo Grande, congregando todos os programas de educação e áreas afins, com o tema: Reforma do Estado brasileiro, agendas e tensões: educação, políticas e formação docente.

A configuração do tema proposto reforça a expressividade do momento histórico enfrentado pela sociedade brasileira e, ao mesmo tempo, garante a expressividade local, no que se refere às populações quilombolas, afrodescendentes, indígenas e ao grande número de imigrantes de diferentes nacionalidades que o estado de Mato Grosso do Sul abriga, notadamente os europeus e os orientais, indicando uma constituição populacional marcada pela diversidade étnica.

# Público Alvo

Mestrandos e doutorandos de cursos de Pós-Graduação em Educação e áreas afins, acadêmicos de cursos de Licenciaturas, de cursos de Graduação em Pedagogia das Instituições de Educação Superior do Estado de Mato Grosso do Sul e do país, profissionais da educação básica e comunidade em geral. Estima-se que a quantidade de pessoas beneficiadas diretamente pelo evento possa chegar a quinhentas, ao passo que indiretamente esse número pode ser elevado a mil pessoas.

# Justificativa

Vários estudos (RODRÍGUEZ; ALMEIDA, 2008; KINCHELOE, 1997; BARBOSA, 2004; e, FACCI, 2004) têm mostrado, por meio de diferentes olhares, em “tempos de globalização”, a relevância do papel dos professores na sociedade contemporânea. A base destes estudos identifica que os professores constituem uma das categorias centrais para compreender as transformações que vêm ocorrendo na sociedade atual. Essa constatação, no âmbito da política, da formação e da prática docente deve considerar os educandos como sujeitos historicamente constituídos, com direito a participar do processo de construção do mundo e capazes de transformação social.

Sem perder de vista esta observação, a proposta apresentada para o Encontro visa intensificar e promover a integração dos programas de pós-graduação do estado de Mato Grosso do Sul, trabalhadores da Educação Básica e Educação Superior; fortalecer os grupos de pesquisa vinculados aos programas de pós-graduação em Educação; socializar os resultados de estudos concluídos e em andamento; fomentar a produção científica dos programa; fortalecer o intercâmbio entre os grupos de pesquisa e outros pesquisadores da região e de outros estados do país; ampliar o intercâmbio entre os PPGEdus do estado, bem como de outras localidades em nível regional, nacional e internacional.

Com estes objetivos, este Evento se caracteriza por ampliar a possibilidade de socializar as pesquisas e relato de experiências, não somente no sentido de reconstituir as diversas características das políticas educacionais, de forma a apreendê-las, mas, principalmente, pelo potencial de intervir nas mesmas.

Nesse sentido, cabe enfatizar o aceleramento das reformas propostas pelo governo atual, que vem provocando tensões na sociedade como um todo e influenciando diretamente as questões pertinentes à educação, sobretudo a elaboração de políticas, nas quais inclui-se a formação de professores.

Este mosaico se relaciona diretamente com as políticas direcionadas à educação básica e superior no Brasil e se torna uma das pautas emergenciais, não só de discussões, mas do reconhecimento multifacetado de tamanha envergadura de seus propósitos estatais.

Referências:

ALMEIDA, M. L. P.; RODRÍGUES, M. V. (Org.). Políticas educacionais e formação de professores em tempos de globalização. Brasília: Líder Livro; Campo Grande: Editora UCDB, 2008.

BARBOSA, R. L. B.. (Org.) Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: UNESP, 2004.

FACCI, M. D. G.. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

KINCHELOE, J. L.. A formação do professor como compromisso política: mapeando o pós-moderno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

# Objetivos

OBJETIVOS GERAIS

 

@ Fomentar o debate entre pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação de Mato Grosso do Sul com a comunidade acadêmica, acerca dos temas relacionados à formação de professores, diversidade, gestão e financiamento.

 

@ Promover o fortalecimento das redes de pesquisa em âmbito regional, nacional e internacional, relacionadas às temáticas em foco.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

@ Possibilitar um espaço de reflexão conjunta sobre a Reforma do Estado brasileiro, formação de professores, diversidade, gestão e financiamento.

 

@ Refletir sobre as políticas de formação de professores de Educação Básica, com destaque para as especificidades do estado de Mato Grosso do Sul: educação indígena, educação no campo e educação na fronteira, entre outros.

 

@ Fomentar discussões sobre educação superior e aspectos relacionados à formação docente.

Socializar as pesquisas desenvolvidas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação e relatos de experiências na área de educação.

 

@Discutir e divulgar pesquisas no âmbito das políticas educacionais e formação de professores, tendo em vista o fortalecimento do conhecimento sobre a realidade local.

Quando? 25 a 27 de outubro. Onde? Campo Grande - UFMS.

Realização:
Apoio:

EDITAL nº 03/2017

CAPES/PAEP

CEX/PROECE-UFMS

EDITAL PROFE/2017

bottom of page